A lei de oferta e demanda é implacável. Nenhum produto ou serviço jamais prescindiu dela e saiu impune — e com o SLP, token utilitário do jogo Axie Infinity, não foi diferente.
Desde a sua máxima histórico em julho de 2021, o token acumula uma desvalorização vertiginosa de mais de 95% do seu valor. Isso aconteceu porque, no game, o token possui apenas a função de procriar novos Axies para que outros players possam comprá-los e assim jogar o game.
Enquanto havia um grande influxo de jogadores adentrando o ecossistema e uma baixa produção de SLP por parte daqueles que já estavam dentro dele, o token atingiu altos patamares — chegando a ser cotado a 0,30$ — mas, uma vez que esse gigantesco influxo de jogadores montou seus times e começou a jogar, a situação foi completamente invertida: a produção de SLP aumentou drasticamente e, mesmo com uma alta demanda de jogadores querendo entrar, a produção excedeu por milhões a quantidade demandada de SLP.
Como em todo problema clássico de oferta e demanda, só existem duas soluções.
A primeira e mais óbvia é tentar criar novas utilidades para o token — aumentando a sua demanda. E, de fato, é nisso que a equipe da Sky Mavis vem trabalhando desde o ano de 2019. No entanto, essas soluções demandam muito esmero, pois, uma falha ao criar esta necessária demanda orgânica pode ser danosa o suficiente para matar completamente o game e todo o seu ecossistema — e esse é o principal motivo que os produtores vêm alegando para a demora no lançamento desse tipo de atualização.
Tendo em vista esse problema, resta esperar e segurar as pontas até o lançamento da nova versão, o que se fará através do segundo tipo de solução: a diminuição da produção.
Para tanto, a equipe de desenvolvimento apresentou algumas possíveis soluções em um artigo sobre o balanceamento econômico de curto prazo do jogo. Nele estão listadas diversos tipos de caminhos para diminuir a produção do SLP e desta maneira equilibrar a relação de oferta e demanda do token. As soluções vão desde taxas automatizadas até recompra de tokens por parte da Sky Mavis. No entanto, o que mais chamou a atenção da comunidade foi a hashtag lançada no artigo — #AxieEconBalance — que conclamou toda a comunidade a pensar em saídas para o problema de curto prazo que o SLP enfrenta.
Uma dessa soluções, por ser tão correta quanto polêmica, recebeu uma atenção especial.
A SOLUÇÃO DE DAVE vs AXIE
Segundo Dave, existem dois grandes problemas com a produção de SLP no Axie Infinity.
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- 48% do $SLP criado é ganho através de um modo de jogo onde a habilidade do player é irrelevante — o modo Aventura. Este modo pode ser feito facilmente por bots, mesmo com Axies muito “ruins”. Além disso, 22% é dado gratuitamente depois de completar as missões diárias. Ou seja: atualmente, 70% do SLP produzido é criado sem nenhuma habilidade envolvida.
- A maioria dos scholars não está simplesmente testando o jogo e economizando $SLP para que um dia possam comprar seu próprio time. Para muitos, isso se tornou uma importante fonte de renda e eles sentem que estão fazendo a mesma quantidade de trabalho, mas com uma remuneração menor.
Espantosamente, apenas 29,19% é recebido no modo arena, enquanto, mais de 70% de todo $SLP é produzido “gratuitamente” e serve apenas para ser vendido em troca de dinheiro. Isso torna claro os motivos da queda.
QUAL SERIA A SOLUÇÃO?
- Limitar a produção do $SLP no jogo removendo todas as recompensas dadas no modo aventura e missões diárias. E, para compensar, eles poderão fazer duas coisas: aumentar a quantia de $SLP recebida em cada MMR, incluindo os que estão abaixado do 800. Enquanto isso, jogadores em ranking mais altos começarão a receber parte das suas recompensas em AXS. Também há duas maneiras de se fazer isso: ainda recompensá-los, digamos, com 15 $SLP por vitória, mas dar um bônus de AXS para cada vitória acima de um certo MMR; ou, de outro modo, recompensar com AXS pelo ranking onde você terminou naquele dia. Com essas medidas, eles conseguirão diminuir de 80 a 100 milhões a produção diária do $SLP.
E aqui vai uma comparação de como as recompensas do modo arena são atualmente e de como elas ficariam organizadas, caso essas sugestões sejam seguidas:
Modelo Atual:
Modelo Sugerido:
2. Criar um imposto sobre o $SLP que deixar o ecossistema. Cerca de 1 a 5% sobre o dinheiro que sai do ecossistema, obrigatoriamente pago em $SLP para transferências de entrada e saída. Será preciso definir um máximo teórico, digamos, no saque de 3.000 SLP, você precisa queimar 150 SLP para realizar a transação. Isso tem dois efeitos: incentiva o dinheiro a ser transferido apenas de uma vez e mantém $SLP no ecossistema por mais tempo. Essa medida pode trazer mais farmers para a DEX Katana, mas, principalmente, diminuirá a pressão de venda sobre $SLP.
3. Permitir que os jogadores sem energia usem o $SLP no seu inventário para continuar jogando. No caso, o matchmaking buscará outro jogador que também esteja pagando pela partida e eles entrarão na batalha, ambos dando 5$ SLP cada, sendo que 1 $SLP dos 10 é queimado e os 9 restantes irão para o vencedor da partida. Isso permite novas maneiras de recompensar jogadores enquanto a queima do token ocorre.
CONCLUSÕES
A solução de Dave é funcional, mas será que a comunidade aguentará mais um corte? Mesmo com a compensação para aqueles que estão abaixo do ranking 800, o ganho do pessoal com times ruins diminuirá bastante.
No entanto, caso nada seja feito, o ganho de todos tende, no curto prazo, a zero.